A posição correta para dormir

Uma das maiores dúvidas que as pessoas têm em relação ao sono é qual a posição mais correta para dormir. E, acredite, esse é um detalhe que faz toda a diferença, tanto na qualidade do sono, quanto na postura, pois pode evitar dores e problemas de coluna.

Durante a noite, nós nos viramos diversas vezes na cama, trocando constantemente de posição. Isso acontece porque depois de algum tempo em uma mesma postura, passamos a sentir certo desconforto, principalmente nos músculos e articulações, o que acaba por tornar o sono pouco relaxante. Quando a posição é prejudicial para a coluna, o desconforto se manifesta em menor espaço de tempo, incomodando o sono. Ao encontrar a postura correta o problema tende a ser menos constante, pois, quando estamos em uma acomodação adequada, o comum é que nos cansemos menos, provocando menor necessidade de trocar a posição.

Mas qual é a mais adequada? Segundo médicos ortopedistas e fisioterapeutas, a melhor forma para evitar transtornos com a coluna é dormir de lado, com um travesseiro nem muito alto e nem muito baixo, mas que preencha o espaço entre ombros e pescoço sem forçar a cabeça para cima e sem encolher os ombros. Também é necessário que a postura fique alinhada, o que não significa esticar o corpo, mas apenas não se curvar como um feto. Outra sugestão muito importante e indicada por especialistas é o uso de um travesseiro extra, que deverá ficar entre as pernas, a fim de que os joelhos permaneçam semi flexionados e que as pernas se mantenham paralelas. Dessa forma cria-se um alinhamento entre, quadril, lombar e coluna cervical.

Quando dormimos de forma incorreta, nosso corpo se mantém cansado ao longo do dia, e a tendência são dores no corpo, que começam de forma esporádica, sugerindo um simples mau jeito, mas que com o tempo tendem a se intensificar.  Por isso, a posição correta durante o sono tem papel fundamental para que ao acordar, o corpo esteja relaxado e disposto.

 

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