Como dormir na gravidez?

 

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Já falamos sobre a forma ideal de dormir e, ainda que muitas vezes possamos desrespeitá-la, vale ressaltar que os problemas quanto à postura errada ao deitar podem se agravar quando se trata de gestantes.

O detalhe óbvio é que a barriga, na gestação, dificulta muito a liberdade de posições na hora do sono, mas, além disso, do lado direito da coluna há uma veia chamada cava, que é a principal fonte de circulação e drenagem de sangue entre o abdômen, e demais membros inferiores, e o coração.

Dormir de bruços é impensável e proibido na gravidez, e dormir de barriga pra cima, além de não ser indicado pode, pressionar a veia cava e suprimir a drenagem de sangue dos membros inferiores, incluindo o útero e o neném, causando assim maior inchaço no corpo e a baixa pressão arterial, tanto da mãe quanto do bebê.

Até o primeiro semestre de gestação tanto faz dormir deitada para o lado direito ou esquerdo, não há riscos, pois o feto ainda é muito pequeno e não tende a pressionar tanto a veia. Mas, a partir do sétimo mês, seu tamanho é considerável, e então é mais ideal e seguro passar as noites deitada apenas do lado esquerdo. Se a mãe tende a se virar muito na cama, o peso da barriga pode causar desconforto e faze-la acordar. Uma forma de evitar esse transtorno é usar um travesseiro, ou almofadas, como apoio para fixar a posição.

Inclui-se a esse problema circulatório o desconforto e dores musculares que uma posição inadequada pode causar. É muito motivo pra dormir direito, não? Quer ter um sono e gravidez saudáveis e garantir a oxigenação do seu bebê?  Fique atenta na hora de dormir.

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