Conheça o estilo Lagom

Autor: Aline Yamasaki, Lopes Consultoria de Imóveis

 

Não há como negar que o estilo escandinavo foi uma forte tendência de decoração em 2017. Na mesma onda do minimalismo, o estilo Lagom tem origem sueca e chamou a atenção por se tratar de algo que ultrapassa os limites da decoração e contempla também um estilo de vida. A palavra Lagom significa algo como “suficiente, na medida certa”, incentivando seus adeptos a buscar uma vida equilibrada, de consumo consciente e sustentável.

photo-1501876725168-00c445821c9eAplicado à decoração, o estilo Lagom propõe ambientes claros, amplos e acolhedores. As cores são neutras para que criem uma atmosfera harmoniosa e relaxante. Aqui, as misturas de cores, estampas e o excesso de informação não tem vez. Os espaços não podem ser sobrecarregados de móveis e decorações, mas devem servir a um propósito específico.

A aproximação com a natureza é outro elemento importante nesse estilo e está presente na escolha de tecidos, dando preferência ao linho, lã e algodão, que trazem mais aconchego do que os sintéticos.

 

Estilo de vida

Organização: Um lugar bagunçado não permite que o dono relaxe e sinta-se refugiado. Além disso, como todos os excessos são retirados é mais fácil organizar e guardar os pertences.

Consumo: Viver com apenas o essencial parece um desafio, mas prestar atenção nos hábitos de consumo evita dívidas, desperdício e o acúmulo de coisas. No ato da compra é bom refletir se há necessidade do consumo, se o dinheiro não fará falta, etc. Também é interessante considerar a qualidade e durabilidade do produto antes de consumir – é preferível um item sólido a vários itens baratos.

Hábitos: O estilo Lagom sugere uma mente descansada, a prática de exercícios e o relaxamento, uma forma de aproximação com as necessidades mais profundas. O lazer não pode ser deixado de lado e é um investimento para melhorar a qualidade de vida.

Numa época de mudanças rápidas e excessos parece utópico pensar nesse estilo de vida, mas ele traz reflexões importantes e maiores do que o aspecto estético. O estilo Lagom não impõe que as transformações aconteçam repentinamente, sendo possível incluir essas atitudes no cotidiano de modo orgânico.

Que tal dar uma chance a essa vida mais leve?

 

Fique sempre ligado nas novidades do Blog da Lopes

Procurando colchões? Conheça os novos produtos no Site da Copel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *