Hábitos de sono adequados devem ser moldados ainda na infância, pois contribuem diretamente para o crescimento saudável e aprendizado das crianças.
A disciplina do sono costuma ser aprendida por 90% das crianças, ainda bebês. E a falta dela também tem origem nessa fase. Portanto, a partir do sexto mês é necessário que os pais comecem a inseri-la em uma rotina de dormir.
Crianças que dormem pouco ou não dormem direito podem apresentar problemas de desenvolvimento, dificuldade de aprendizado e mau humor. Se a criança tem um sono insuficiente, todos os sistemas podem ser afetados e seu rendimento escolar tende a cair. Isso se observa de forma bem sutil quando uma criança se torna irritada, chorona ou quando não quer participar das brincadeiras.
Entre as recomendações para estimular o sono tranquilo está manter o quarto arejado e as paredes em tons claros, como pastel, pois cores fortes excitam as crianças e tende a deixá-las mais agitadas. A luz também deve ser fraca, 8 watts, que é o tom ideal para a sincronização das ondas cerebrais, pois a memória também trabalha enquanto estamos desligados. Instituir um ritual de dormir é sempre o melhor caminho a ser tomado, de acordo com cada idade. Ele deve durar, no máximo, 30 minutos, o período necessário para a criança relaxar e se preparar para dormir. Pode ser um banho morno, contar uma história ou uma música tranquila, de modo que a criança veja aquele momento como extremamente agradável e relaxante. Afinal, o descanso e relaxamento do corpo