Horas bem dormidas estimulam a memória das crianças

Crédito: reprodução

Você já teve ter lido alguns artigos sobre a relação entre o sono e a memória, inclusive aqui no blog.  O fato é tão curioso e recorrente que os estudos e as confirmações não cessam.

Em termos de aprendizado, é importante o sono diurno das crianças para a potencialização do estudo escolar. Àquelas que dormem após o almoço, absorvem mais o conteúdo aprendido pela manhã em sala de aula.

A pesquisa mais recente sobre o assunto foi realizada na Universidade de Tuebingen, na Alemanha. O estudo analisou como as crianças reagem ao conhecimento implícito e explícito. O conhecimento explícito é a informação armazenada na mente, e  conhecimento implícito é ser capaz de fazer algo sem necessariamente saber como.

28 pessoas entre crianças e adultos foram treinadas pelos pesquisadores para pressionarem botões de painel, em uma ordem particular e aleatória, usando um método de tentativa e erro. Depois de uma noite de sono, os participantes foram convidados a recordar explicitamente a sequência de botões.

As crianças tiveram melhor desempenho nos testes de memória explícita do que os adultos, de acordo com os resultados publicados na revista Nature Neuroscience. Os pesquisadores também observaram que as crianças tiveram uma atividade mais lenta em relação as ondas cerebrais durante o sono, e essa freqüência está ligada justamente ao desempenho da memória explícita.

* O estágio mais profundo do sono é caracterizado por padrões cerebrais conhecidos como atividade de ondas lentas – ondas elétricas que passam por todo o cérebro, mais ou menos uma vez por segundo, 1.000 vezes por noite.

Acesse nosso site: www.copelcolchoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.