Quando a criança não dorme bem

Quando a criança não dorme bem durante a noite atinge diretamente a rotina dos pais, que passam noites em claro tentando acalmar seu bebê. Isso resulta num dia-a-dia exaustivo e sonolento. Por isto, é importante é entender o porquê isto ocorre e então tomar devidas precauções para evitar o despertar noturno da criança.

A criança que gasta sua energias, corre e pula, geralmente, no fim do dia, após o banho e a alimentação, dorme feito anjinho. Mas, infelizmente isso não ocorre com todas as crianças. Algumas acordam assustadas no meio da noite, demoram a pegar no sono ou têm algum tipo de distúrbio que impede que a noite transcorra tranquilamente.

Muitas crianças enfrentam dificuldades para dormir. Crédito: Reprodução

Até os quatro anos a criança está na fase de maturação do sono e qualquer inconstância pode ser considerada normal. Se o problema persistir após esta idade outros aspectos precisam ser avaliados. A criança pode ter alguma obstrução, ou rinite alérgica, que também atrapalha o sono.

É preciso avaliar também sua vida emocional. Se a família passa por alteração da rotina, como separação, a chegada de um irmãozinho, ou até mesmo o convívio com pessoas agitadas, a criança pode ter fantasias, pesadelos, pois a ansiedade costuma refletir na qualidade do sono.

Fazer xixi na cama, também é um distúrbio comum, nesta fase, chamado de enurese noturna. A maioria dos casos acontece porque a mãe tira a fralda do bebê muito cedo, entre um ano e um ano e meio. Nem todas as crianças têm controle sobre a vontade de urinar e o treino, para ensinar a criança a usar o vaso sanitário, precisa ser constante e dedicado, para não confundi-la.

Deixar o filho sem fralda durante o dia e colocar quando ele vai passear, confunde a cabeça do pequeno, que não sabe quando deve ou não fazer o xixi. Até os oito anos, 20% das crianças passam por esse problema e, acima dessa idade, 5% dos pequenos ainda podem desenvolver esse distúrbio. Se seu filho tem o hábito de fazer xixi dormindo, precisa manter o colchão sempre com o protetor impermeável, pois a urina pode aumentar a proliferação de bactérias no colchão e depois provocar problemas respiratórios.

Acesse nosso site: www.copelcolchoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.