Sono nas Estrelas

Um sono de outro mundo

capa-artigo-1Depois de um longo e exaustivo dia de trabalho, estudo e outras atividades não há nada melhor que deitar-se em uma cama confortável e relaxar para dormir, não é mesmo? Mas milhares de quilômetros da Terra, uma simples atividade como dormir dentro das estações espaciais pode ser bem mais complicada.

Em meio a uma rotina agitada, com diversas atividades planejadas que exigem muito de sua  atenção, como pesquisas, caminhadas espaciais e exercícios diários, uma boa noite de sono é o mínimo que um astronauta deseja. Isso nos leva a pergunta: Como é que se dorme no espaço?

Dentro das estações espaciais é comum à presença de cabines pressurizadas, um “quarto” projetado especialmente para simular as condições da Terra, estas cabines são cheias com o mesmo tipo de ar que encontramos em nosso planeta. Mas isso não é o suficiente para se dormir no espaço, afinal os astronautas dormem na gravidade zero.

 

Como dormir no Espaço?

3
Longe do costumes terrenos, os colchões não são uma boa opção para se dormir no espaço, afinal a microgravidade faz com que os tripulantes da nave, assim como outros objetos flutuem, o que poderia gerar colisões durante as horas de repouso tão cobiçadas.

Para descansar e restaurar suas energias, é comum a utilização de sacos de dormir, eles ajudam a imitar o jeito de  se dormir em  Terra, e além disso o saco ajuda a evitar que os braços e pernas fiquem se debatendo. Dessa forma a tripulação pode dormir em qualquer lugar da espaçonave, desde que haja algum lugar para se amarrar os sacos de dormir.

 

 

desenvolvido pela NASA!

2

Não é preciso viajar tão longe para ter a sensação de viajar no espaço, se você preza pelo seu conforto,  pode optar por produtos que contenham o material de espuma viscoelástica em sua composição, a Tempur é uma excelente escolha para se dormir com conforto e também é reconhecida internacionalmente pelo seu conforto, e aqui na Copel colchões você pode encontrar diversos produtos da Tempur que certamente irão te proporcionar uma nova experiência de conforto ao dormir.

 

Os desafios de se dormir no Espaço

Mudanças como o clima já são suficientes para afetar nossa relação com o sono, imagine como nosso corpo reage ao dormir no espaço. Para ajudar a dormir os Astronautas costumam fazer uso de medicamentos como soníferos e hipnóticos, que representam quase a metade  da medicação prescrita para suas rotinas.

Outro fator que pode dificultar o sono é a iluminação, para evitar a entrada de luz e calor é comum que cubram as janelas por perto, o uso de máscaras de dormir também auxilia na hora de dormir. Além disso o barulho pode ser mais uma variável importante na conta para se dormir no espaço, os ruídos da estação são ensurdecedores, alguns astronautas comparam o interior de uma nave com um vácuo gigante, mas com o tempo acabam se acostumando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *